Tiago Splitter


Tiago Splitter Beims é um jogador de basquete brasileiro, catarinense, nascido no dia 1º de janeiro de 1985
Ele joga na posição de pivô. Iniciou sua carreira no Ipiranga, clube localizado em Blumenau. 
Transferiu-se ao basquetebol espanhol com 15 anos de idade, para uma equipe da cidade de Vitória, situada na província de Álava, comunidade autônoma do País Basco, Espanha. 
Ele foi escolhido pelo time San Antonio Spurs na primeira rodada no Draft de 2007 da NBA (28ª escolha do Draft), mas decidiu não ir para os EUA para adquirir mais experiência e também porque recebeu uma oferta financeira maior do clube espanhol - a NBA opera com um regulamento que impõe um teto salarial aos jogadores considerados novatos.
Em pesquisa realizada pelo site oficial da NBA com os gerentes de suas 30 equipes, em 2008, o pivô brasileiro foi apontado como o terceiro melhor jogador do mundo, entre os que não atuam na liga americana.
Em junho de 2010, Splitter ganhou o prêmio de melhor jogador (MVP) da temporada regular da Liga Espanhola de Basquetebol (ACB). Consolidando a boa temporada, também foi eleito o MVP das finais, quando sua equipe conquistou o título. Ele é apenas o segundo jogador em toda a história da Liga ACB a ganhar estes dois prêmios na mesma temporada
Em 2010, passou a jogar pelo alvinegro texano San Antonio Spurs, na NBA. 
Em 2013, foi vice-campeão da NBA com o Spurs, além disso, ganhou um prêmio no Prêmio Brasil Olímpico, evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro onde Splitter venceu a categoria "Melhor Atleta no Basquete". 
Em 2014 sagrou-se campeão da temporada 2013/2014 da NBA, entrando para a história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da NBA. Ganhou em dezembro do mesmo ano e pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Brasil Olímpico, vencendo a categoria "Melhor Atleta no Basquete" e ainda sendo indicado na categoria "Atleta da Torcida" e "Atleta do Ano". 
No final da temporada 2014/2015, Tiago Splitter foi trocado do San Antonio Spurs para o Atlanta Hawks, time da Conferência Leste que possui membros do Spurs na comissão técnica e também do Baskonia, time que Splitter defendeu por 7 temporadas na Espanha. 
Na temporada 2015/2016, Tiago fez uma cirurgia no quadril. Devido a longa recuperação ele não pode participar das olimpíadas Rio 2016
Na temporada 2016/2017, Splitter atuou pelo Philadelphia 76ers, equipe onde finalizou seu longo processo de recuperação da cirurgia no quadril e jogou em algumas partidas.
Após esta temporada, Tiago não teve renovação de contrato e ficou sem equipe. Seguiu treinando para manter seu condicionamento físico e acompanhou treinos de equipes como Golden State Warriors, Atlanta Hawks e San Antonio Spurs, já que visa trabalhar em alguma comissão técnica após o fim de sua carreira nas quadras. No mesmo ano inaugurou o Instituto Tiago Splitter (em Blumenau, Santa Catarina), que tem como objetivo impulsionar o futuro do basquete brasileiro, promovendo eventos e aulas.
Em 2018, iniciou um canal no Youtube, onde fala sobre basquete sob a perspectiva de um jogador, alguém que realmente viveu e sentiu o basquete a vida toda. Além de falar sobre suas experiências, ele aborda outros temas relacionados e também entrevista pessoas do meio.
Desde 2019, é assistente técnico do time da NBA Brooklyn Nets.



Clubes que já jogou

Sociedade Recreativa Esportiva Ipiranga (Brasil), Araba Gorago (Espanha), Bilbao Basket (Espanha), Caja Laboral/Baskonia (Espanha), San Antonio Spurs (Estados Unidos), Atlanta Hawks (Estados Unidos), Philadelphia 76ers (Estados Unidos).


Principais Resultados

- Campeão da 2ª divisão do Campeonato Espanhol com o Bilbo Basket (2002).
- Campeão da Copa Del Rey com o Caja Laboral/Baskonia (2004 e 2006).
- Vice-Campeão da Euroliga com o Caja Laboral/Baskonia (2005).
- Vice-Campeão da Liga Espanhola de Basquete (ACB) com o Caja Laboral/Baskonia na temporada 2005/2006.
- Campeão da Liga Espanhola de Basquete (ACB) com o Caja Laboral/Baskonia na temporada de 2007/2008 e na temporada de 2009/2010.
- Vice-Campeão da NBA com o San Antonio Spurs na temporada 2012/2013.
- Campeão da NBA com o San Antonio Spurs na temporada 2013/2014.


Seleção Brasileira

Antes de subir para a seleção adulta, foi vice-campeão do Campeonato Sul-Americano Cadete, realizado no Chile em 1999. 
Depois jogou a Copa América/Pré-Mundial Juvenil, realizado no Brasil em 2000, ficando em 4º lugar. No mesmo ano, foi vice-campeão do Campeonato Sul-Americano, realizado no Uruguai.
Em 2002, jogou a Copa América/Pré-Mundial Juvenil, realizado na Venezuela, terminou em 6º lugar.


Joga pela seleção brasileira adulta desde 2002, onde jogou o Campeonato Mundial de Basquete (realizado em Indiana, EUA) com o Brasil terminando o campeonato na 8ª colocação. Em 2003, ganhou a medalha de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingos. 
Em 2006, disputou o Campeonato Mundial de Basquete (realizado no Japão), o Brasil ficou na 19ª posição, sendo eliminado na primeira fase. Apesar do resultado ruim, Tiago ficou em décimo na lista dos que mais pontuaram no campeonato, com média de 16,4. 
Em 2010, jogou o Campeonato Mundial de Basquete (realizado na Turquia). O Brasil teve boas partidas, com destaque para o jogo contra a seleção dos Estados Unidos que venceu do Brasil por dois pontos de diferença, em um jogo bem disputado e emocionante. Placar: Brasil 68 x 70 EUA. A Seleção Brasileira terminou a competição em 9º lugar.
Em 2011, disputou o Pré-Olímpico ou Copa America de Basquete Masculino, em Mar Del Plata (Argentina). O Brasil fez uma excelente campanha, tanto que na semifinal diante de uma vitória em cima da República Dominicana por 83 x 76, o Brasil carimbou seu passaporte para as Olimpíadas de Londres. A final foi disputada entre a seleção e os donos da casa. Em um jogo muito equilibrado, o Brasil quase acabou com a festa dos argentinos, porém eles acabaram ficando com o título. O placar final: Argentina 80 x 75 Brasil. 
Em 2012, participou das Olimpíadas em Londres, marcando a volta do basquete masculino brasileiro as olimpíadas depois de 16 anos. O Brasil terminou a competição em 5º lugar, mas fez uma campanha muito elogiada pelos fãs do basquete brasileiro e obteve de volta o respeito por parte de seus adversários. 
Em 2014 participou da Copa do Mundo de Basquete que foi disputada na Espanha, o Brasil terminou a competição em 6º lugar, voltando a ficar entre os 8 melhores times em um Mundial, algo que não acontecia desde 1990. 
Em 2016, ficou fora das Olimpíadas Rio 2016, devido a uma cirurgia que fez no quadril.


Vida Pessoal

Tiago perdeu sua irmã, Michelle Splitter, também jogadora de basquete, em 2009. Ela morreu com 19 anos vítima da leucemia, doença que vinha lutando contra desde 2004. 
Em julho de 2010, Tiago casou-se com a espanhola Amaia Amescua e eles tem dois filhos: Benjamin e Sofia.
Tiago casou-se, pela segunda vez, em dezembro de 2017 com a brasileira Fernanda Theberga e com ela tem dois filhos: Isabella e Luka.


Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.