Voltando no Tempo: Baskonia campeão da Liga ACB



Há alguns anos atrás, Tiago Splitter não vestia o uniforme de uma equipe da NBA, mas sim defendia o Caja Laboral/Baskonia, um time especial para o pivô, onde ele construiu grande parte de sua história e brilhou.

O brasileiro que foi a 28ª escolha no draft de 2007 da NBA, estava esperando o momento certo de ir defender o San Antonio Spurs e porque não fazer isso após conquistar uma liga ACB? Liga essa, da qual ganhou o prêmio de MVP da fase regular e também da final, sendo o segundo jogador na história do campeonato a conseguir esse feito (o primeiro foi lituânio Arvydas Sabonis, que conseguiu esses dois prêmios de MVP na temporada de 1993\94) e além disso, Tiago era o capitão de sua equipe.

Aquela final da liga ACB de 2009/10 foi incrível, emocionante, não tem como descrever aquele momento com outra palavra que não seja inesquecível. O abraço entre a equipe, o choro, o sorriso de satisfação, o alívio com a conquista e a última vez, que Tiago Splitter defendia a equipe que por anos foi seu porto seguro, seu lar, sua família.


O jogo

O dia 15 de junho de 2010, marcou a partida final da ACB, entre Baskonia e Barcelona. A imprensa espanhola se voltou para a partida, os torcedores se envolveram vestindo as cores de seus times, pintando o rosto, levando bandeiras, faixas e fazendo ecoar seus gritos e músicas para embalar seus jogadores.
A partida foi eletrizante, decidida no final, com direito a prorrogação e a cesta da vitória sendo convertida no último segundo. Era a terceira e última partida da série que sagrou o Baskonia como campeão. 
A equipe basca foi superior na primeira parte do jogo, fechando com vantagem, 41 a 36. Mas, na segunda parte o Barcelona partiu pra cima sem medo, empatando o jogo e o levando para a prorrogação com o placar de 66 a 66.
Tensão era o que não faltava ali, se o Barcelona vencesse, reagiria na série e proporcionaria mais um duelo entre as equipes. E isso quase aconteceu.

No último minuto, Barcelona estava na frente por 78 a 76. Mas o basquete é magnífico, traz viradas históricas, incríveis e as vezes difíceis de acreditar e o que se viu naquele dia foi isso. Faltando meio segundo para o fim do jogo, Fernando San Emeterio, ao conseguir uma bandeja, sofreu falta tendo a chance de fazer um lance livre. E ele acertou. O apito final e o placar que mostrava 79 a 78, deixou bem claro, que a festa pertencia a equipe basca. 
A cidade de Vitória entrou em êxtase e os jogadores fizeram uma festa linda, na quadra, no meio da torcida, nos vestiários. Marcelinho Huertas, jogava pelo Baskonia ao lado de Tiago na conquista desse título e os dois brasileiros comemoraram muito ao lado de seus companheiros.

O prêmio de MVP



Tiago ganhou o prêmio de MVP da fase regular e com sua média de 11,3 pontos; 8,3 rebotes; 2,3 assistências e 18 pontos de valoração nas três partidas finais do campeonato, Splitter conquistou também o prêmio de MVP da final, se tornando o segundo jogador da história da liga a conseguir isso.


Estatísticas



Com o auxilio do Spurs Brasil, segue abaixo os números de Tiago na fase regular e nos playoffs da liga ACB.


Tiago Splitter na temporada regular da Liga ACB

Pontos: 14,7 (1º da equipe)

Aproveitamento nos arremessos de dois pontos: 59% (6º da equipe)

Aproveitamento nos lances livres: 79% (7º da equipe)

Rebotes: 6,3 (1º da equipe)

Assistências: 1,7 (5º da equipe)

Roubadas de bola: 1,1 (1º da equipe)

Tocos: 0,7 (2º da equipe)

Minutos: 26:01 (3º da equipe)















Tiago Splitter nos playoffs da Liga ACB

Pontos: 14,2 (1º da equipe)

Aproveitamento nos arremessos de dois pontos: 59% (5º da equipe)

Aproveitamento nos lances livres: 63% (7º da equipe)

Rebotes: 7,8 (1º da equipe)

Assistências: 3 (2º da equipe)

Roubadas de bola: 1,2 (2º da equipe)

Tocos: o,5 (1º da equipe)

Minutos: 33:06 (1º da equipe)


Recordar é viver



Se você não teve a chance de ver esse jogo incrível, ou se viu, mas quer relembrar esse momento, no vídeo abaixo você confere a partida completa, vê o momento emocionante de Tiago recebendo o prêmio de MVP e toda a torcida gritando “MVP” pra ele, Splitter levantando a taça da liga ACB, toda a comemoração dos jogadores na quadra e também no vestiário. 




Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

1 comentários :

Anônimo disse...

En Vitoria se le echa mucho de menos, esperamos que algún año regrese y volvamos a ganar más ligas con él. Un gran jugador que quedó en el corazón de todos lo Baskonistas. Espero que tenga mucha suerte en los años de NBA y regrese pronto a su casa, el BASKONIA.

.